OBS: Eu apresentei esse projeto no curso Mídias na Educação UFRJ - Tutora Angela Lage e Tecnologias na Educação na PUC (com algumas alterações)- Tutora Nivia Moraes.
Módulo Intermediário TV e Vídeo
Atividade: Projeto
Turma: Turma UFRJ/INTER 0
Cursista: Ludovina Morais de Oliveira Silva
1- Tema: “Se o mocinho fuma queima o filme”.
2- Público Alvo: Alunos do Ensino Médio.
3- Apresentação:
O programa brasileiro de combate ao tabaco colecionou uma série de avanços ao longo das últimas duas décadas. O nosso país foi o primeiro no mundo a proibir, nas embalagens, o uso de palavras como "light" e "baixos teores" que poderiam levar o consumidor a uma falsa idéia de segurança. Também se destacou por fazer constar nos maços fotografias pavorosas sobre os males do fumo à saúde. Foram os primeiros passos de uma campanha que teve no banimento da propaganda do tabaco seu ponto forte. Nos primeiros sete anos conseguiu reduzir o consumo per capita de cigarros em 33,6%. Com medidas e resultados assim, o programa, criado em 1987, deu ao país uma posição de liderança na luta contra o tabagismo. Mas as notícias agora já não são tão animadoras. Após completar duas décadas, acaba de sair do forno a primeira grande avaliação sobre sua eficácia. Um estudo do Banco Mundial, publicado na revista VEJA
Edição 2036 (28 de novembro de 2007), concluiu que o programa empacou. Desde 1994 ele não produz nenhum impacto significativo. O consumo per capita naquele ano era de 1.220 unidades e hoje se encontra em 1 200. Pior, nada indica que será reduzido. A estagnação é preocupante. O tabaco é responsável por 200 000 mortes por ano no Brasil.
Edição 2036 (28 de novembro de 2007), concluiu que o programa empacou. Desde 1994 ele não produz nenhum impacto significativo. O consumo per capita naquele ano era de 1.220 unidades e hoje se encontra em 1 200. Pior, nada indica que será reduzido. A estagnação é preocupante. O tabaco é responsável por 200 000 mortes por ano no Brasil.
É nesse contexto que as escolas são novamente convocadas a intensificarem as campanhas de combate ao fumo.
4- Justificativa:
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos fumantes se iniciam no vício entre 5 e 19 anos de idade, ou seja, em idade escolar. Isso demonstra a grande responsabilidade que a escola tem na luta contra o tabagismo, que causa cerca de 5 milhões de mortes anualmente no mundo. O tabagismo ainda é a principal causa de morte evitável do planeta.
Educar sobre o tabagismo é o primeiro passo para evitar o vício. A escola deve não só transmitir informações aos alunos, mas também atingir os pais. As crianças e jovens têm influência fundamental para fazer os familiares fumantes deixarem o vício, pois grande parte dos adultos que conseguem largar o cigarro o faz impulsionado pela pressão dos filhos. Com isso a escola tem um papel muito importante na formação dos seus alunos.
Segundo o doutor Sérgio Ricardo da Prevfumo, (grupo da Universidade Federal de São Paulo que combate o tabagismo) num depoimento dado a revista Nova Escola - edição 164 (agosto de 2003) é aconselhável dar um tratamento mais “leve e bem humorado” ao tema. Não é interessante "assustar" os alunos com dados sobre doenças que podem surgir depois de 30 anos de vício. "Ninguém está preocupado com o futuro distante. Obteremos melhores resultados se usarmos dados sobre os prejuízos à capacidade física e à estética, como perda de fôlego e amarelamento dos dentes”.
Visando atender ao novo apelo feito às escolas tendo como prioridade à saúde e o bem estar dos alunos o projeto “Se o mocinho fuma queima o filme” se justifica e desponta como uma proposta atual, crítica, bem humorada e eficaz de combate ao fumo.
5- Objetivos:
Geral
Ü Promover na escola atividades reflexivas de combate ao fumo despertando o olhar crítico para a propaganda que a indústria do fumo vem promovendo, indiretamente, com a participação de formadores de opinião fumantes, contratados pelo setor para incentivar o jovem a fumar.
Específicos:
Ü Favorecer o conhecimento dos males que o uso do cigarro proporciona para o organismo;
Ü Motivar os alunos para a utilização dos diferentes tipos de mídias presentes na escola, de forma integrada, como ferramentas de pesquisa, de autoria e de interferência na sociedade.
Ü Identificar os componentes do cigarro que fazem mal à saúde e os seus usos diários em diferentes contextos;
Ü Conhecer a leis que controlam a venda e a propaganda do cigarro;
Ü Pesquisar sobre “jogada” de marketing usada pelos fabricantes de cigarro com o objetivo de continuar patrocinando as corridas da fórmula 1.
Ü Analisar os gráficos estatísticos que envolvem o consumo e as doenças causadas pelo o uso do cigarro;
Ü Oportunizar a análise, interpretação e produção de textos, imagens, vídeos e gráficos contendo dados referentes aos males que a indústria do cigarro proporciona a população brasileira e mundial e os lucros que ela obtém com a sua produção;
Ü Desenvolver habilidades organizar eventos de socialização dos conhecimentos adquiridos como apresentação oral de trabalhos desenvolvidos, entrega de folhetos e mostra de vídeos.
Ü Proporcionar à comunidade a participação nas atividades realizadas na escola, fortalecendo o vínculo escola-família e ampliando o conhecimento que se deseja atingir.
6- Conteúdos a serem explorados:
O projeto foi elaborado a partir das competências e habilidades esperadas e da contextualização dos saberes dentro das diferentes áreas curriculares com a integração das diferentes mídias com o intuito de criar situações de aprendizagem que estimulem variadas formas de linguagem e de expressão por parte dos alunos.
Os temas transversais permeiam os temas geradores favorecendo a aprendizagem por meio da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade.
Em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.
§ Os Componentes químicos que compõem o cigarro e a sua influência no ambiente e na saúde do ser humano;
§ Representações gráficas envolvendo os ganhos que a indústria do cigarro obtém com a sua venda, os males que causam no ser humano e no meio ambiente como também os gastos que os dependentes assumem com o seu consumo.
Em Linguagem, Códigos e suas Tecnologias.
§ Estudo de gêneros textuais que encontramos nas diferentes propagandas como também o uso das diferentes linguagens e imagens que visam atrair uma maior quantidade de consumidores;
§ Análise das diferentes formas de linguagens que encontramos nas propagandas, suas intenções e os seus significados.
.
§ A evolução dos conceitos sociais através da análise das diferentes propagandas que circularam e que circulam na TV e na mídia impressa.
§ A influência exercida pelas propagandas que divulgavam o cigarro no comportamento dos jovens e os seus reflexos na sociedade atual.
§ O impacto que as imagens impressas nas embalagens de cigarro causam nas pessoas que fumam e nas que não fumam.
7- Metodologia:
A metodologia baseia-se no trabalho em equipes direcionado para pesquisa, interação e publicação nas diferentes mídias.
Iniciará com uma palestra incentivando o combate ao fumo. A seguir será iniciada a entrega dos temas geradores intitulados de “tomadas” que irão desencadear novos temas e proporcionar novas pesquisas.
A cada semana será entregue para as equipes as tarefas a serem cumpridas sob a forma de desafios. Ao todo serão sete desafios. No dia 31 de Maio, dia Mundial de combate ao fumo haverá a culminância do projeto com a exposição de todo o material produzido.
Ü O cigarro e sua propaganda glamurosa no BBB.
TOMADA 6:
MENOS VOCÊS : TABACO E POBREZA
SAIA DA TELA FRIA: FUMAÇA E EMPREGOS
ESTATÍSTICA NADA ESPETACULAR
Sugestão:
TOMADA 9:
AÍ EU PERGUNTO: TÁ RINDO DE QUE?
TOMADA 1:
ATENÇÃO! LUZES, CÂMERAS...
PARE TUDO! SE O MOCINHO FUMA QUEIMA O FILME.
Ü O cigarro e sua propaganda glamurosa no BBB.
Ü A minissérie Presença de Anita (agosto de 2001) chamou a atenção pelos vários cigarros consumidos pela protagonista de apenas 18 anos. A representação foi tamanha, ao ponto da própria atriz declarar na época estar dependente do fumo.
Atividade: Os alunos pesquisarão em jornais, internet, revistas, fotos ou artigos situações em que algum personagem de filme, novela ou qualquer outro programa promoveu o uso do cigarro a partir do ano de 1987.
Produção: Após a exposição oral sobre o material coletado, serão montados cartazes para serem expostos no mural da escola.
TOMADA 2:
PLIN PLIN! FUMAR FAZ MAL ATÉ NA PROPAGANDA!
Venha para o mundo de Malboro! Você vai arriscar?
Atividade: No laboratório de informática os alunos irão pesquisar para responder a pergunta que está no cartaz e conhecer as propagandas, fotos, vídeos e frases de efeitos relacionadas ao cigarro que fizeram sucesso nas décadas anteriores como também a sua influência e o poder de “ditar a moda”.
Produção:
- Produção textual envolvendo o tema: “Porque as propagandas que divulgavam o cigarro ditavam a moda e quais os seus reflexos na sociedade da época”?
- Reescrever as frases de efeito da época completando-as. Exemplo: “Venha para o mundo de Marlboro”. Você quer mesmo ir? O cowboy da propaganda já foi.
As frases serão colocadas em locais estratégicos da escola.
OBS: A melhor composição, escolhida por um júri, será publicada no jornal da escola.
TOMADA 3:
SUPER POP MESMO É NÃO FUMAR.
Ü A palavra moda nos dicionários nos leva à: bom tom, canção, cantiga, costume de época, fantasia, figurino, gosto, jeito, jeito de vestir, traje, etc.
Ü Cigarro não é acessório de moda:
- Em Paris o cigarro foi finalmente banido dos lugares públicos, incluindo bares, cafés, restaurantes e danceterias.
- Felipe Massa ganha a primeira corrida pela Ferrari, no GP de
Istambul, 27/08/06. Cadê a palavra MARLBORO no macacão
dele? Sumiu! Está fora de moda!
Ü Hip Hop na Linha de Frente Contra o Tabaco
Desde o princípio, tentam nos deter.
Nossa liberdade nunca se fez exercer.
Lutáva-mos por dignidade, cidadania.
Por igualdade pro povo da periferia.
Agora a nova luta tem uma diferença.
A idade aumenta proporcional a consciência.
Os anúncios de cigarro sempre mandavam na Fórmula 1.
Mas diminuíram no século XXI.
Diminui em todo o mundo, mas não no Brasil.
Lei 10 mil 1-6-7 de 2 mil.
Proíbe essa propaganda alienatória.
Mas o governo cria uma medida provisória.
Música PROPAGANDA ENGANOSA - Cacau (Baixada Brothers) - BJ
(Poetas de Ébano) - Márcia 2 Pac - P Júnior (E.L.R)
Atividade:
1- Pesquisa
- Definição de palavras chaves como: moda, cigarro, tabaco, propaganda, nicotina e outras.
- Algumas tendências da moda que o cigarro, com a sua ação propagada pelas novelas e filmes ditaram em determinadas épocas.
- Proibições da propaganda de cigarro na fórmula 1 em outros países e a situação dessas propagandas na fórmula 1 no Brasil.
- Conhecer o movimento Hip Hop contra o fumo no site: http://www.cemina.org.br/hiphoptabaco/
Produção: Músicas ou poesias em favor da campanha contra o fumo. Serão premiadas as melhores.
TOMADA 4:
LUTA LIVRE MESMO É PROPAGANDA X PROPAGANDA
Essa propaganda te incomoda?
É porque só viu a foto.
TOMADA 5
BANG BANG! FIQUE POR DENTRO DA LEI!
Ü É proibido o uso em locais públicos. É proibido fumar nas escolas, cinemas, teatros e em museus, bibliotecas e em locais fechados destinados a esportes;
Ü Deve haver advertência sobre os perigos para a saúde nas carteiras de cigarro e nas publicidades;
Ü Há regulamentos sobre o uso de cigarro em instituições de saúde, vôos aéreos e transportes públicos;
Ü É proibida a venda a menores de 18 anos;
Ü Estão proibidas propagandas sobre o cigarro dirigidas a crianças.
Atividade para os temas 4 e 5
1- Pesquisa: Investigar nas diversas mídias as leis que regem a venda e as propagandas que envolvem o cigarro.
Produção: Desenhos, pinturas ou novas frases que poderão ser usadas na campanha da escola contra o fumo.
TOMADA 6:
MENOS VOCÊS : TABACO E POBREZA
Ü Pobres gastam mais com fumo do que com comida e educação: Na maioria dos países existe uma correlação entre tabagismo, baixa renda e baixo nível de escolaridade. Na China, indivíduos com nenhuma escolaridade têm uma probabilidade cerca de sete vezes maior de serem fumantes do que indivíduos que têm o terceiro grau. No Brasil, entre os grupos de indivíduos com baixo nível de escolaridade essa probabilidade é cinco vezes maior.
(http://www.responsabilidadesocial.com/article/article_print.php?id=362)
“O consumo de tabaco nas nações desenvolvidas seguirá uma tendência de redução até o final do século, ao passo que nos países em desenvolvimento o consumo poderia aumentar em cerca de 3% ao ano! Um quadro verdadeiramente promissor! Não haverá uma sociedade sem fumantes, e sim um crescimento mantido para a indústria do tabaco” (Tobacco Reporter, 1989).
TOMADA 7SAIA DA TELA FRIA: FUMAÇA E EMPREGOS
Ü Na hora H quem será escolhido, fumante ou não fumante?
Eis o que constatou uma pesquisa inédita feita pela Huggard-Caine, consultoria especializada em recursos humanos, com 128 empresas brasileiras de médio e grande porte sobre a política em relação à contratação de candidatos fumantes: apenas 5% delas admitem preconceito em relação ao tabaco. Mas, ao se esmiuçar o tema, vê-se que isso é só aparência. Diante da opção de selecionar entre dois candidatos equivalentes concorrendo à mesma vaga, um deles fumante, não houve dúvida: das que responderam, 70% escolheriam o não-fumante. (http://veja.abril.com.br/140104/radar.html)
TOMADA 6:
MENOS VOCÊS : TABACO E POBREZA
SAIA DA TELA FRIA: FUMAÇA E EMPREGOS
Essa propaganda te incomoda?
É porque só viu a foto.
TOMADA 5
BANG BANG! FIQUE POR DENTRO DA LEI!
Ü É proibido o uso em locais públicos. É proibido fumar nas escolas, cinemas, teatros e em museus, bibliotecas e em locais fechados destinados a esportes;
Ü Deve haver advertência sobre os perigos para a saúde nas carteiras de cigarro e nas publicidades;
Ü Há regulamentos sobre o uso de cigarro em instituições de saúde, vôos aéreos e transportes públicos;
Ü É proibida a venda a menores de 18 anos;
Ü Estão proibidas propagandas sobre o cigarro dirigidas a crianças.
Atividade para os temas 4 e 5
1- Pesquisa: Investigar nas diversas mídias as leis que regem a venda e as propagandas que envolvem o cigarro.
Produção: Desenhos, pinturas ou novas frases que poderão ser usadas na campanha da escola contra o fumo.
TOMADA 6:
MENOS VOCÊS : TABACO E POBREZA
Ü Pobres gastam mais com fumo do que com comida e educação: Na maioria dos países existe uma correlação entre tabagismo, baixa renda e baixo nível de escolaridade. Na China, indivíduos com nenhuma escolaridade têm uma probabilidade cerca de sete vezes maior de serem fumantes do que indivíduos que têm o terceiro grau. No Brasil, entre os grupos de indivíduos com baixo nível de escolaridade essa probabilidade é cinco vezes maior.
(http://www.responsabilidadesocial.com/article/article_print.php?id=362)
“O consumo de tabaco nas nações desenvolvidas seguirá uma tendência de redução até o final do século, ao passo que nos países em desenvolvimento o consumo poderia aumentar em cerca de 3% ao ano! Um quadro verdadeiramente promissor! Não haverá uma sociedade sem fumantes, e sim um crescimento mantido para a indústria do tabaco” (Tobacco Reporter, 1989).
TOMADA 7SAIA DA TELA FRIA: FUMAÇA E EMPREGOS
Ü Na hora H quem será escolhido, fumante ou não fumante?
Eis o que constatou uma pesquisa inédita feita pela Huggard-Caine, consultoria especializada em recursos humanos, com 128 empresas brasileiras de médio e grande porte sobre a política em relação à contratação de candidatos fumantes: apenas 5% delas admitem preconceito em relação ao tabaco. Mas, ao se esmiuçar o tema, vê-se que isso é só aparência. Diante da opção de selecionar entre dois candidatos equivalentes concorrendo à mesma vaga, um deles fumante, não houve dúvida: das que responderam, 70% escolheriam o não-fumante. (http://veja.abril.com.br/140104/radar.html)
ESTATÍSTICA NADA ESPETACULAR
Sugestão:
Estatística Sobre Uso e faturamento do Cigarro (2002) TABELA | ||
(Retirado do site - http://www.areaseg.com/toxicos/fumo.html)
Atividade para os temas 6, 7 e 8.
Atividade: Pesquisa: Coleta de material como imagens, textos, depoimentos, gráficos e tabelas envolvendo os três temas.
Produção: Apresentação no PowerPoint ou outro software de apresentação com imagens, textos, tabelas e gráficos.TOMADA 9:
AÍ EU PERGUNTO: TÁ RINDO DE QUE?
A cada tragada um fumante ingere:
ACETONA-removedor de esmalte
TEREBINTINA-diluente de tinta a óleo
FORMOL-conservante de cadáver
AMÔNIA-um tipo de desinfetante
NAFTALINA-eficiente mata-baratas
FÓSFORO P4/P6 - usado em veneno para ratos.
Cedo ou tarde os dentes de quem fuma tornam-se amarelados pela nicotina. E mais: o hálito fica comprometido, o que dá um tremendo bafo.
Quem fuma acaba tendo uma menor capacidade respiratória - o que reduz o fôlego e a disposição para praticar esportes - e ainda tem grandes chances de desenvolver doenças graves como o câncer e o infarto.
Em outras palavras,
FUMAR NÃO TEM A MENOR GRAÇA!
>
Atividade: Pesquisar os principais componentes do cigarro e o prejuízo que eles trazem ao ser humano se eles forem ingeridos separadamente e os seus efeitos quando unidos num cigarro.
Produção:
- Filme para ser exibido para toda a comunidade.
Escolher um personagem relacionado ao tema (fumante, ex-fumante, médico) e desenvolver um texto na forma de depoimento, entrevista, narrativa etc. Instigue-os com perguntas como: "De quem é o interesse em que as pessoas continuem fumando?" e "O que leva alguém a começar a fumar?”.
- Reproduzir o cartaz que se encontra disponível no site da Nova Escola On line.
8- Mídias a serem utilizadas:
- Câmera digital
- Filmadora
- Data show
- Computador
- Internet
- Jornais, revistas e livros on line ou impressos
- Televisão
- DVD
- Mesa de som
- Aparelhagem de som
- Rádio
- Instrumentos musicais
9- Tempo previsto para a conclusão
· 8 semanas.
10- Culminância:
O momento maior do projeto se dará no dia marcado para a Exposição de uma síntese de todos os Trabalhos desenvolvidos onde a escola organizará evento aberto à comunidade.
11- Forma de socialização das produções:
Todo o material produzido estará disponível nos fotoblogs, blogs, páginas da web, comunidades no orkut, criados pelos alunos e professores obedecendo ao seguinte cronograma.
1º MOMENTO: Abertura com a Palestra sobre os males que o cigarro trás para o ser humano e o ambiente. (Palestrante: alguém competente convidado pela direção e coordenação da escola). · Criação de uma comunidade no orkut com o tema do projeto, página da web, blog e fotblog fazendo a propaganda do projeto e convocando a comunidade a participar. · Transmitida pela rádio escola e aberta a comunidade. |
2º MOMENTO: PARE TUDO! SE O MOCINHO FUMA QUEIMA O FILME. · Cartazes expostos no mural da escola, página da web, nos blogs e fotoblogs e propagados no orkut MSN |
3º MOMENTO: FUMAR FAZ MAL ATÉ NA PROPAGANDA! · Produção Textual que será publicada no jornal da escola. Divulgação das frases nos sites, blogs e no MSN. |
4º MOMENTO: SUPER POP MESMO É NÃO FUMAR · Músicas ou poesias com temas contra o fumo. Publicada no jornal da escola, divulgada rádio escola e na web. |
5º MOMENTO: LUTA LIVRE: PROPAGANDA X PROPAGANDA BANG BABG! FIQUE POR DENTRO DA LEI! · Produção de panfletos com os desenhos, pinturas ou novas frases que serão usadas na campanha da escola contra o fumo. |
6º MOMENTO: MENOS VOCÊS: TABACO E POBREZASAIA DA TELA FRIA: FUMAÇA E EMPREGOS ESTATÍSTICA NADA ESPETACULAR · Produção: Apresentação no PowerPoint ou outro software de apresentação com imagens, textos e tabelas gráficos. |
7º MOMENTO: TÁ RINDO DE QUE? : · Produzir um filme. Escolher um personagem relacionado ao tema (fumante, ex-fumante, médico) e desenvolver um texto na forma de depoimento, entrevista, narrativa etc. · Reproduzir o cartaz que se encontra disponível no site da Nova Escola On line. |
CULMINÂNCIA: DIA 31 DE MAIO, DIA MUNDIAL DE COMBATE AO FUMO EXPOSIÇÃO DE TODO O MATERIAL PRODUZIDO COM A ENTREGA DO JORNAL E PANFLETOS E MOSTRA DO MATERIAL PARA TODA A COMUNIDADE COM ACESSO AOS COMPUTADORES PARA A EXPOSIÇÃO DAS PÁGINAS DA WEB, BLOGS, FOTOBLOGS E COMUNICADES NO ORKUT. |
12- Critérios de Avaliação
ü Envolvimento e participação nas atividades propostas, tanto nas pesquisas como também nas execuções.
ü Análise do material impresso: jornal, panfletos, cartazes, gráficos.
ü Avaliação do conteúdo do material publicado.
ü Avaliação do fotoblog, do blog, da pagina da Web e da apresentação no PowerPoint.
13- Referência Bibliográfica /Webgrafia:
http://veja.abril.com.br/140104/radar.html
http://www.inca.gov.br/tabagismo/31maio2004/manual31.doc
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos/pro05062000.htm
http://www.responsabilidadesocial.com/article/article_print.php?id=362 http://veja.abril.com.br/140104/radar.html
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