terça-feira, 15 de junho de 2010

Projeto: Com moedas e com notas vou contando a nossa história,


Atividade: Projeto:
Turma: UFRJ- 04
Cursista: Ludovina Morais de Oliveira Silva
Tutora: Júnia Ramalho Teixeira
Data: Agosto de 2007


“Mais do que meio de transmissão, a mídia é também meio de produção de bens simbólicos”.

Jorge Almeida

1- Tema
Com moedas e notas vou contando a nossa história”.

2- Público Alvo

 Alunos do Ensino Médio.

3- Novos olhares, novas questões.

“Eu me amarro no dinheiro
Fui mascate no sertão
Caminhei o norte inteiro
Vendi grampo a prestação"

(Música: Dinheiro em Penca - Tom Jobim)

"O dinheiro fala todas as línguas”
                                  (Ditado Popular)

O dinheiro está na mídia. Seja na música, na poesia ou em ditados populares, ele se promove e por si só, já se vende. Possui um enorme potencial de circulação em espaços cada vez mais adversos e um inigualável poder de se fazer "aceito ou ambicionado".
A riqueza das informações presentes no dinheiro e a sua popularidade motivaram a elaboração desse projeto.
Ao abordar assuntos que relacionam desde a proliferação de microorganismo nas notas e moedas, a necessidade de conservação das cédulas, aspectos culturais e ideológicos, contradições econômico-sociais que envolvem o uso do dinheiro em nosso cotidiano, e, sobretudo, a História do Brasil impressa nas diferentes cédulas que passam todos os dias por nossas mãos, o projeto Com moedas e notas, vou contando a nossa história”, lança um novo olhar para este que costuma ser um objeto do desejo de muitos e, principalmente levanta novas questões ao propor a utilização do dinheiro no ambiente educacional aplicado em situações reais de aprendizagem.
É com esse novo olhar que o dinheiro assume o papel de mídia neste projeto. Uma mídia envolvente que, em conjunto com as demais mídias presentes na escola, possui grande potencial para motivar pesquisas e reflexões acerca de questões econômicas, políticas, sociais e culturais que permeiam o imaginário coletivo brasileiro, e paralelamente, sobre o papel cada vez mais relevante que as mídias vêm assumindo em nosso cotidiano, seja como meios de transmissão de informações, seja como meios eficazes de manutenção ou mudança de comportamentos sociais.
Além de incentivar atitudes de valorização à Pátria, as atividades aqui propostas visam fundamentalmente colaborar na construção da identidade do aluno como cidadão consciente e possuidor de um olhar crítico e transformador para o cenário em que está inserido.



4- Delineando o cenário:
No cenário atual os países estão cada vez mais interligados. Os processos da globalização e da integração entre as nações, através da formação dos blocos regionais, estão resultando na criação de um novo cenário internacional, um cenário que impõe uma redefinição de papéis dos diferentes agentes econômicos e políticos. Nesse cenário de mudanças, com o crescente avanço das tecnologias, o dinheiro vem assumindo múltiplas funções fomentadas pelo apelo das mídias que o envolvem. Em consonância com esse cenário, e tendo em vista o seu poder de interação, o dinheiro assume o papel de mídia.
Quando alguém pergunta: “Você tem uma onça na carteira”? A mensagem foi transmitida e entendida mesmo sem ter sido pronunciada a palavra dinheiro. As informações que ele transmite se propagam sem barreiras e passam a fazer parte do vocabulário popular dos brasileiros. Com isso, ele solidifica o seu papel de “poderosa mídia”.
Em contrapartida, no cenário educacional, o dinheiro ainda ocupa o mesmo espaço que ocupava antigamente, onde costuma-se explorar somente o valor quantitativo que ele representa negligenciando-se as outras informações que ele veicula.
 É necessário, portanto que a escola construa o seu próprio cenário. E isso exige visão e ação, atenção aos detalhes, desenvolvimento da capacidade de “filtrar” criticamente as informações disponíveis em todas as mídias e metodologias de ensino-aprendizagem que possibilitem transformar tais informações em conhecimento, adequação e aquisição de novas habilidades e competências e, dentro desse contexto, o projeto propõe um olhar diferenciado, um novo olhar para as cédulas e moedas que os alunos conhecem muito bem, pois a capacidade de decodificar a realidade a sua volta de maneira crítica é uma competência imprescindível para os alunos nos dias atuais e o dinheiro é parte integrante dessa realidade, visto que direta ou indiretamente está sempre presente em nosso cotidiano.
A escola da atualidade procura a interação escola-vida e nesse mesmo momento a moeda corrente do país faz um apelo em favor de sua fauna. A nota comemorativa dos 500 anos do Brasil conta a história do descobrimento com mapas, caravelas e a etnia que deu origem ao nosso povo. As moedas comemorativas “falam” de personagens da Literatura, “voam” com Santos Dumont e o 14 Bis, “jogam” com os brasileiros incentivando atletas dos Jogos Pan-Americanos e outras “reverenciam” o Cristo Redentor, a Maravilha Brasileira.
Acreditando nesse novo cenário, onde o dinheiro se mostra repleto de informações ao acesso de todos, e visando o seu poder de interação com as diversas mídias, o projeto se justifica.

5- Definindo as intenções

Objetivos Gerais:

- Oportunizar aos alunos uma reflexão crítica sobre as características midiáticas presentes no dinheiro e sobre o poder do dinheiro na mídia, seja ela vinculada ao fim monetário ou a aspectos sócio–culturais.
-Levar os alunos a discutirem a importância da moeda como um dos símbolos de identidade nacional, a desenvolverem atitudes favoráveis à sua conservação e a estabelecerem conexões entre cultura, história e sociedade.
- Motivar os alunos para a utilização dos diferentes tipos de mídia presentes na escola, de forma integrada, como ferramentas de pesquisa, de autoria e de interferência na sociedade.

Objetivos Específicos:

         A partir da utilização do dinheiro como objeto de estudo, pretende-se:
·         Desenvolver nos alunos habilidades para, diferenciar as notas e moedas de acordo com os símbolos que representam e a história e a cultura que transmitem;

·         Promover o conhecimento e a correspondente identificação dos animais que são retratados nas cédulas, percebendo as suas características e analisando os motivos pelo quais foram impressos em destaque;

·         Favorecer a compreensão das mudanças geográficas, políticas e sociais que ocorreram em nosso país, através da leitura das imagens retratadas nas cédulas e moedas, com ênfase na cédula de 10 reais comemorativa dos 500 anos do Brasil;

·         Proporcionar o acesso às informações sobre os microorganismos que normalmente fazem moradas nas notas e moedas, favorecendo o reconhecimento das doenças transmitidas por eles e as atitudes necessárias ao cuidado com a saúde e a prevenção de enfermidades;

·         Identificar as matérias-primas que dão origem às notas e as moedas e suas principais características, visando o controle do desperdício do dinheiro público e, principalmente, dos recursos naturais;

·         Identificar as técnicas artísticas envolvidas na fabricação do dinheiro;

·         Compreender o Marketing social impresso nas cédulas e moedas;

·         Oportunizar a análise, interpretação e produção de textos, imagens, vídeos e gráficos contendo dados referentes aos impactos sociais e econômicos da circulação do dinheiro em nossa sociedade e dos benefícios sócio-econômicos que podem ser obtidos com a conservação das cédulas e moedas que estão em circulação;

·         Desenvolver habilidades para organizar eventos de socialização dos conhecimentos adquiridos, através de exposições, apresentação oral de trabalhos desenvolvidos, mostra de vídeos, bem como a publicação e divulgação das produções em sites, blogs, jornais, rádio e outros instrumentos de mídia;

·         Proporcionar à comunidade a participação nas atividades realizadas na escola, fortalecendo o vínculo escola-família e ampliando o conhecimento que se deseja atingir.

6- Conteúdos a serem explorados:

O projeto foi elaborado a partir da definição das competências básicas e habilidades esperadas e da contextualização dos saberes dentro das diferentes áreas curriculares. Nesse sentido, integra diferentes mídias com o intuito de criar situações de aprendizagem que estimulem variadas formas de linguagem e de expressão por parte dos alunos.
Temas transversais como Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Trabalho e Consumo permeiam os temas geradores e as atividades propostas, problematizados na forma de desafios.
Considerando a relação que os conteúdos mantêm entre si, acrescenta-se que o aprendizado ocorrerá por meio da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade.


Em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias o aluno será estimulado a ser curioso, a indagar, a descobrir e, junto com as tecnologias e demais disciplinas, adquirir competências para entender e significar o mundo de forma organizado e racional.

§  Composição química e as matérias-primas utilizadas na confecção de cédulas e moedas e aspectos relacionados à conservação e o cuidado com mesmas;
§  Representações gráficas envolvendo as estimativas dos gastos com a reposição das cédulas devido ao mau estado de conservação.
§  Valor monetário das principais moedas que circulam no mundo com produção de gráficos comparativos envolvendo também o mercado dos colecionadores.
§  Estrutura celular dos microorganismos que fazem moradias nas cédulas e nas moedas, as doenças que eles transmitem e os meios de prevenção e combate a essas doenças.
§  Importância da fauna brasileira representada nas cédulas para o ecossistema brasileiro.
§  Movimentos circulares, formas geométricas e as propriedades dos metais envolvidos na cunhagem moedas: termologia, eletrização por indução, magnetismo.

Em Linguagem, Códigos e suas Tecnologias o aluno irá compreender as possibilidades dos múltiplos usos sociais da língua, em diversas situações, e aplicar as tecnologias da comunicação tornando-se criador do seu discurso e protagonista da sua própria voz.

§  Estudo de gêneros textuais. Produção, organização, sistematização e adequação de textos visando os diferentes desafios propostos no projeto, exposição de dados coletados e a elaboração de material de divulgação para os eventos previstos;
§  A iconografia e as técnicas artísticas utilizadas na fabricação do dinheiro como litografia, tipografia, xilografia etc;
§  As notas e moedas de alguns países, suas principais moedas comemorativas e idiomas mais usados;
§  Conceitos éticos transmitidos nas ilustrações presentes no dinheiro e os que envolvem a sua própria utilização na sociedade.
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Em Ciências Humanas e suas Tecnologias os conteúdos contribuirão, juntamente as outras áreas, para a construção da identidade dos alunos e para o desenvolvimento de um protagonismo social solidário pautado na igualdade política.

§  A evolução do dinheiro, os fatos históricos retratados nas notas e moedas e a sua influência até os dias atuais;
§  Principais mudanças ocorridas no espaço geográfico, seus reflexos no ecossistema a partir do descobrimento do Brasil divulgado nas notas e moedas;
§  Os principais impactos sociais e econômicos causados pela influência do dinheiro em nosso país.



7- “Colocando as idéias em prática”:

A metodologia baseia-se no trabalho em equipes direcionado para pesquisa, publicação e divulgação das investigações nas diferentes mídias.
As situações de aprendizagem, sob a forma de temas e desafios, serão direcionadas de modo a permitir a participação dos alunos e a interação com os colegas e professores, não apenas no espaço da sala de aula e da escola, mas nos espaços em que a sociedade dispõe. Com ênfase na informação veiculada pelas notas e moedas, o aluno se apropriará de ferramentas para uma tomada de posição mediante as situações a serem enfrentadas.

Tema 1:
“Circulando vou mostrando a nossa história”
“A História do Brasil, os dados geográficos e a etnia do nosso povo contada a partir das cédulas e moedas, em especial a cédula de 10 reais comemorativa dos 500 anos do Brasil”.
Introdução à atividade: Após a problematização inicial, os alunos em grupos previamente definidos, deverão pesquisar nas cédulas e moedas, fatos relevantes da história brasileira, dados geográficos e aspectos socio-culturais retratados no dinheiro, incluindo cédulas e moedas comemorativas.

Desafio: Num segundo momento, os alunos serão desafiados a criar um Blog no formato de um Jornal Virtual, no qual disponibilizarão imagens das cédulas e moedas estudadas, juntamente com textos e desenhos e/ou charges de sua própria autoria, identificando e analisando criticamente o contexto econômico-político-social em que cada cédula ou moeda apresentada foi criada. O Jornal poderá ter uma versão impressa a ser distribuída na comunidade.

Disciplinas envolvidas: História, Geografia, Sociologia, Português, Educação Artística.
Mídias utilizadas na atividade: Livros, Jornais, Revistas, Internet, o próprio dinheiro.

Tema 2: “Nossa fauna pede ajuda”
             “O apelo da fauna brasileira representado pelos animais cujas imagens são retratadas nas cédulas do Real”.
Introdução à atividade: Através da Webquest “Nossa Fauna Pede Ajuda” os alunos, organizados em grupos, são convidados a investigar e analisar a extinção ou o risco de extinção de alguns animais da fauna brasileira retratados em nosso dinheiro, sob a ótica de diferentes personagens: político, ambientalista, especialista em zoologia, especialista em numismática, cidadão comum.

Desafio: O desafio principal da Webquest propõe que cada grupo crie uma campanha de conscientização na forma de vídeos e cartazes utilizando os recursos de mídia disponíveis na escola. O objetivo será esclarecer a comunidade sobre a importância do tema e colocar em prática ações direcionadas a combater o problema.

Disciplinas envolvidas: Geografia, Português, Educação Artística, Biologia.
Mídias utilizadas na atividade: Livros, Revistas, Internet.

Tema 3: “De lugar em lugar proliferando eu vou”.
“Os microorganismos que fazem moradias nas cédulas e nas moedas e as doenças que são transmitidas por esses elementos contaminadores”. 
Atividade Proposta: Rádio Escola e panfletagem na comunidade
Introdução à atividade: A atividade se inicia com a problematização do tema seguida de uma pesquisa na Internet, orientada pelo professor de Biologia, sobre os principais microorganismos que circulam em nossas mãos através das cédulas e moedas.
Desafio: Num segundo momento, os alunos deverão criar um pequeno programa para a Rádio Escola sob a orientação conjunta de professores de Português, Biologia, Química e Educação Artística. O programa consistirá numa entrevista com um profissional da Área da Saúde sobre as doenças que podem ser transmitidas a partir da manipulação das notas e moedas e sobre os cuidados que devem ser tomados como medidas de prevenção. Um resumo escrito da entrevista poderá ser disponibilizado no Jornal Virtual, acompanhado de fotografias da entrevista.      
       Ainda sob orientação desses mesmos professores, os alunos produzirão material impresso, na forma de panfletos informativos para serem distribuídos na comunidade escolar, visando à conscientização e o cuidado com o manuseio das cédulas e moedas como meio necessário à manutenção da saúde.
Disciplinas envolvidas: Biologia, Química, Português, Educação Artística,
Mídias utilizadas na atividade: Mídia impressa, Internet, equipamento de rádio, câmera digital.

Tema 4: Quando menos eu cuido mais eu pago”.
A numismática e o valor que as cédulas e moedas têm para os colecionadores. A matéria - prima que dá origem as cédulas e as moedas: origem, composição e importância; as técnicas empregadas na fabricação do dinheiro; a falta de cuidados com a conservação das cédulas e moedas, formas de vandalismo mais comuns e suas implicações econômicas e ambientais, bem como a importância de uma mudança na forma de lidar com o dinheiro - um patrimônio público - são os focos desse tema.
Atividade Proposta: Exposição “Com moedas e notas, vou contando a nossa história”.
Introdução à atividade: A partir de vídeos selecionados previamente por alunos e professores e disponibilizados na videoteca da escola, de pesquisas na Internet, incluindo o site da Casa da Moeda que também disponibiliza vídeos educativos on line, os alunos serão levados a refletir sobre os diferentes aspectos enumerados no tema proposto.
Desafios:
Os alunos, orientados e pelos professores de Química, Física e Matemática, irão elaborar gráficos estatísticos e estimativos, em planilhas eletrônicas, sobre os gastos com a reposição das cédulas devido ao seu mau estado de conservação, gráficos comparativos entre as moedas de diferentes países e ainda sobre o valor de algumas moedas e cédulas no mercado de colecionadores. Participarão de jogos educativos (Ex: “Cara ou Coroa?”) e experiências envolvendo moedas, das quais poderão ser extraídos conceitos de estatística, química e física como: movimentos circulares, formas geométricas, propriedades dos metais, entre outros.
       Por fim, os alunos deverão organizar a exposição “Com moedas e notas, vou contando a nossa história” que traçará a trajetória do dinheiro no Brasil: do escambo ao dinheiro eletrônico, com imagens produzidas pelos próprios alunos (reproduções de cédulas e moedas, desenhos, esculturas etc.) e/ou coletadas durante o projeto. Os painéis da exposição serão enriquecidos com os gráficos por eles produzidos que também deverão ser publicados no Jornal Virtual.
A exposição deverá ser aberta à comunidade na culminância dos trabalhos, que será feita na forma de um Workshop.
Para melhor divulgar o evento, os alunos poderão ainda, sob a orientação dos professores de Educação Artística e Português, confeccionarem, cartazes, convites, folhetos, logomarcas e slogans para o projeto e criar uma moeda comemorativa do mesmo a ser divulgada durante o Workshop.
Disciplinas envolvidas: Biologia, Química, Física, Matemática, Português, Educação Artística.
Mídias utilizadas na atividade: Mídia impressa, internet, vídeos, DVD, televisão, câmera digital.

Tema 5: "O dinheiro, suas contradições e seu impacto na sociedade”.

 Globalização, distribuição da renda no Brasil, índices de qualidade de vida, produção e Trabalho”.

Atividade Proposta: Mesa redonda
O evento deverá ser organizado pelos próprios alunos e aberto à comunidade. Os convidados, que podem ser profissionais das áreas de história e geografia, sociólogos, políticos, economistas e outros, deverão apresentar seus pontos de vistas fundamentados sobre os temas propostos, seguidos de sessão de perguntas formuladas pelos alunos e debates com a participação da comunidade escolar.

Desafio: Organizar a mesa redonda e a sua transmissão pela Rádio escolar.
Disciplinas envolvidas: História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Ensino Religioso.
Mídia: Rádio, computador, Data Show.

Os eixos temáticos da mesa redonda:

a) Igualdade X Desigualdade
 A desigualdade reside na injusta distribuição da renda em nosso país, o que passa de forma direta ou indireta pela posse do dinheiro. A igualdade porque, independente da nossa posição social, raça, sexo e opção religiosa, todos nós utilizamos o dinheiro, que traz consigo, como uma de suas características, a idéia de identidade nacional.
Como resgatar o sentimento de nacionalidade e de patriotismo em meio a tanta desigualdade?

b) Identidade e Soberania Nacional X Globalização
Ao mesmo tempo em que o dinheiro nos aproxima da idéia de identidade e soberania nacional, nos remete a um mundo globalizado em que continua predominante a tendência de adoção de moedas internacionais fortes como o Dólar e, mais recentemente, o Euro. Um mundo em que, um leve abalo na economia de um único país, pode provocar crises de grandes proporções em outros. O crescimento do comércio pela Internet, das operações com cartão de crédito, do uso do dinheiro eletrônico fazem parte desse contexto.
Como valorizar a nossa identidade e soberania nacional neste cenário globalizado?

c) Salário Mínimo X Custo de vida no Brasil na era do Real
         Discussão sobre a trajetória do Real, moeda brasileira e o permanente desequilíbrio entre salário e custo de vida em nosso país.

d) Qualidade de vida X  Ética X Violência

Se por um lado dinheiro traz certa tranqüilidade para quem o possui, garantindo necessidades básicas como comida, moradia, permitindo acesso à educação, cultura, saúde, lazer sendo por essas razões um objeto de desejo comum a todas as classes; por outro lado, numa sociedade em que poucos têm muito dinheiro e outros nada, os conflitos decorrentes desse desequilíbrio são evidentes.
Como podemos relacionar essa questão aos altos índices de violência e criminalidade no país? Que ações por parte do governo e da sociedade seriam importantes no combate à violência? Dinheiro é tudo? “Topa-se tudo por dinheiro”?

8- Tempo previsto para a conclusão
45 dias

 

- CRONOGRAMA FÍSICO DO PROJETO -

 

9- “Socializando as Produções”

O momento maior do projeto se dará através de um Workshop aberto à comunidade escolar e demais pessoas do município.
 Durante o evento, ocorrerá a exposição “Com moedas e notas, vou contando a nossa história” mostrando uma síntese de todos os trabalhos: textos, vídeos, cartazes, imagens, enfim, todas as formas de produção desenvolvidas pelos alunos no decorrer do projeto. Haverá projeção de filmes relacionados ao tema, a mesa redonda transmitida através da rádio escolar, e, no laboratório de informática, a comunidade poderá ter acesso a todas as publicações dos alunos feitas on line, já que estas estarão disponíveis em fotoblogs de alunos e professores, no blog Jornal Virtual e na Webquest.

10- Avaliação:

A avaliação será colocada a serviço da aprendizagem, buscando a obtenção dos resultados esperados, valorizando o êxito, corrigindo falhas, acentuando as conquistas e reforçando os acertos. Sob a forma de monitoramento, ocorrerá durante todo o processo com a ajuda de todos os envolvidos, em especial a comunidade.
Serão observados os seguintes aspectos:

  • Participação e envolvimento nas atividades e a interação entre os grupos (presencial e virtual);
  • Análise das produções durante o processo, não apenas com relação a aspectos conceituais, mas também quanto à criatividade, originalidade, criticidade e relevância das idéias.  Essa análise propicia o compartilhamento de idéias e traz a possibilidade dos alunos transformarem seus trabalhos a partir da intervenção de outros sujeitos, sejam colegas ou professores, ou mesmo alguém da família.
  • Relatório dos alunos durante o processo podendo ser também uma coleta de depoimentos;
  • Cumprimento das tarefas propostas sob a forma de desafios para os temas;
  •  Participação nos momentos de conscientização;
  • Envolvimento da comunidade;
  • Participação nas atividades de socialização das produções;
  • Análise da uma ficha de avaliação preenchida pela comunidade.
  • Preenchimento, pelo aluno, da ficha de auto-avaliação.

Durante todo o processo avaliativo será considerada a história do processo pessoal de cada aluno e sua relação com atividades desenvolvidas na escola, observando seus trabalhos e registros. A avaliação monitorada oferece elementos para uma melhor compreensão do movimento vivido individual e coletivamente durante a realização do projeto, não prioriza o resultado e sim o processo de construção do aluno como um todo.

“... o midia-educador é fundamentalmente um mediador, um mediador cultural entre as culturas dos meios e as culturas dos meninos e a sua própria também, a cultura da escola e da tradição cultural”.
Entrevista: Pier Cesar Rivoltella
O papel das novas tecnologias na escola


11- Referência Bibliográfica / Webgrafia
ALMEIDA, Jorge. Mídia e Poder. Disponível em:
Almeida. Maria Elizabeth Bianconcini de. Pedagogia de Projetos e Integração de Mídia. Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2003/ppm/tetxt5.htm
 

Banco Central do Brasil. Disponível em: http://www.bcb.gov.br/?CEDMOED
CARVALHO, Rafael Mantarro de. O meio dinheiro: um estudo do papel moeda como mídia. Escola de Comunicação e Artes. USP. Disponível em: http://www.aberje.com.br/novo/monografias/rafael_dinheiro.pdf
COVACS, Naomi. Moedas como mídia? Disponível em: http://www.agenciaginga.com.br/blog/?p=672
CINTRA, Marcos. Estória de um governo de plástico. Disponível em: http://www.marcoscintra.org/artigos/index.asp?Materia=71
FANTIM, Mônica. O papel das novas tecnologias na escola. Disponível em: http://www.aurora.ufsc.br/artigos/entrevista_rivoltella.htm
LEO, Sergio. Minha coluna, no valor. Disponível em: http://sergioleo.blogspot.com/2005/06/minha-coluna-no-valor.html
MANRICH, Sati. Estudos em Reciclagem de Resíduos Plásticos Urbanos para Aplicações Substitutivas de Papel para Escrita e Impressão. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-14282000000300014
MATOS, Paulo. E o dinheiro circula... Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u5853.shtml
MORAN, Manuel. Gestão Inovadora da Escola com Tecnologias. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/gestao.htm
MORAN, Manuel. Mudanças profundas e urgentes na educação. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/profundas.htm
Novo método orienta pesquisas na Internet. Disponível em: http://www.educarede.org.br/educa/img_conteudo/tecnologia4.html
O Brasileiro e a sua relação com o dinheiro. Disponível em: http://www.bcb.gov.br/htms/mecir/Apresentacao_BACEN_DataFolha_resumo.pdf
PROINFO. Disponível em: http://www.eproinfo.mec.gov.br
Recomendações para uso seguro da internet na escola. Disponível em: http://ellocofonseca.blogspot.com/2007/05/recomendaes-para-o-uso-seguro-da.html
RICOTTA, Luiza. Os valores humanos no ensino por computador. Disponível em: http://www.comunicacao.pro.br/setepontos/5/valores.htm
Webquests, aventuras na Web. Disponível em: http://www.clubedoprofessor.com.br/webquest/
VEIGA, Edilson. Escolas High- Tec. Disponível em: http://veja.abril.com.br/vejasp/030506/educacao.html

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